
Saúde
01/05/2022
PEDAGOGIA DO BRINCAR
Carga Horária: 48h
O curso trata da importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança e suas perspectivas para a mediação da aprendizagem. As fases do desenvolvimento da criança e os diferentes tipos de brincadeiras. A escola e o espaço da ludicidade e do brincar.
Conteúdo Programático:
- Conceito de ludicidade e do brincar.
- A brincadeira como uma das mais potentes linguagens na/da infância
- As inúmeras representações do brincar.
- O faz-de-conta e suas representações simbólicas na infância.
- Brincar e aprender como um binômio inseparável.
- Importância do brincar na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental.
- A linguagem corporal expressa em movimentos e brincadeiras.
- O tempo de brincar das crianças.
- Brinquedos e brincadeiras no cotidiano escolar.
- O professor como mediador das/nas brincadeiras.
- A diversidade cultural nas brincadeiras.
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Carga Horária: 48h
Ementa: O curso trata do processo de alfabetização e letramento, entendendo a alfabetização como um processo de codificação e decodificação da leitura da escrita e o letramento como um processo que valoriza o ler e o escrever a partir da sua importante função social.
Conteúdo Programático:
- Contexto histórico da alfabetização.
- Métodos de alfabetização.
- Conceituação de alfabetização e de letramento.
- Psicogênese da língua escrita.
- As sequências didáticas no processo de alfabetização e letramento.
- Função social da escrita
- Importância da continuidade do processo de alfabetização iniciado na educação infantil para o ensino fundamental.
- Avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem da alfabetização e letramento.
- O método de Paulo Freire
- Ambiente alfabetizador na escola
- A literatura infantil e a formação de novos leitores
- Formação específica do professor alfabetizador
APLICAÇÃO DE INTERNET DAS COISAS
Carga Horária: 32h
Ementa: O curso introduz a Internet das Coisas nas plataformas Arduino e Raspberry PI.
Conteúdo programático
− Introdução da Internet das Coisas nas plataformas Arduino e Raspberry Pi
− Integração da Internet das Coisas e Big Data
− Computação em nuvem
− Web Services e Web Things
Comentários