Educação

Educação

PEDAGOGIA DO BRINCAR

Carga Horária: 48h

O curso trata da importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança e suas perspectivas para a mediação da aprendizagem. As fases do desenvolvimento da criança e os diferentes tipos de brincadeiras. A escola e o espaço da ludicidade e do brincar.

Conteúdo Programático:

- Conceito de ludicidade e do brincar.

- A brincadeira como uma das mais potentes linguagens na/da infância

- As inúmeras representações do brincar.

 - O faz-de-conta e suas representações simbólicas na infância.

- Brincar e aprender como um binômio inseparável.

- Importância do brincar na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental.

- A linguagem corporal expressa em movimentos e brincadeiras.

- O tempo de brincar das crianças.

- Brinquedos e brincadeiras no cotidiano escolar.

- O professor como mediador das/nas brincadeiras.

- A diversidade cultural nas brincadeiras.

 

 

 

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Carga Horária: 48h

Ementa: O curso trata do processo de alfabetização e letramento, entendendo a alfabetização como um processo de codificação e decodificação da leitura da escrita e o letramento como um processo que valoriza o ler e o escrever a partir da sua importante função social.

Conteúdo Programático:

- Contexto histórico da alfabetização.

- Métodos de alfabetização.

- Conceituação de alfabetização e de letramento.

- Psicogênese da língua escrita.

- As sequências didáticas no processo de alfabetização e letramento.

- Função social da escrita

- Importância da continuidade do processo de alfabetização iniciado na educação infantil para o ensino fundamental.

- Avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem da alfabetização e letramento.

- O método de Paulo Freire

- Ambiente alfabetizador na escola

- A literatura infantil e a formação de novos leitores

- Formação específica do professor alfabetizador

 

 

APLICAÇÃO DE INTERNET DAS COISAS

Carga Horária: 32h

Ementa: O curso introduz a Internet das Coisas nas plataformas Arduino e Raspberry PI.

Conteúdo programático

− Introdução da Internet das Coisas nas plataformas Arduino e Raspberry Pi

− Integração da Internet das Coisas e Big Data

− Computação em nuvem

− Web Services e Web Things

 

 

 

Comentários